Notícias

Seguro automóvel? Escolha o mais adequado ás suas necessidades

07
jul

 

Um seguro automóvel permite-lhe alguma serenidade, na medida em que, lhe pode minimizar e proteger de alguma forma em situações como por exemplo, a assistência em viagem, serviços de reparação ou veículo de substituição.

Em Portugal é obrigatório por lei, que todos os veículos tenham um seguro automóvel associado. Existem dois tipos de seguros: Seguro de responsabilidade civil também conhecido como seguro contra terceiros; e o seguro de danos próprios, também conhecido como seguro contra todos os riscos.

 

Seguro de responsabilidade civil

Esta cobertura, também conhecida como seguro contra terceiros, é obrigatória por lei. Com esta cobertura estará salvaguardado em caso de sinistro, assim como os danos causas na sua consequência, (materiais, lesões no condutor e outros ocupantes). O outro condutor é também obrigado a ter um seguro semelhante para que possa pagar os seus danos de forma igual.

Esta cobertura tem alguma variantes e extras, como a assistência em viagem, ás pessoas e ao veículo e até apoio jurídico em situação de litígio.

 

Seguro de Danos próprios

Também conhecido como seguro contra todos os riscos, é facultativo este tipo de cobertura, no entanto cobre outro tipo de danos. Funciona como uma proteção adicional e bastante mais completa, abrangendo bastante mais valências que o seguro de danos próprios. Como por exemplo: roubos, vidros quebrados, quedas de raios ou arvores em caso de tempestade, atos de vandalismo.

Este seguro pode variar bastante de valor, tendo em conta as coberturas base e ás que são incluídas como extras. Havendo ainda outros fatores que influenciam o preço, como a idade do veículo e do condutor, os quilómetros percorridos anualmente.

 

Escolha o seguro mediantes as suas necessidades: Com estas três dicas:

  • Avalie as suas necessidades

Como referido anteriormente o seguro de responsabilidade civil é obrigatório e cobre as pessoas transportados no veículo, com exceção do condutor.

Posto isto importa saber se as coberturas incluídas no seguro são suficientes para o seu caso. Principalmente se possuir um carro de valor mais avultado poderá compensar incluir extras como, assistência em viagem, proteção jurídica ou compensação pela privação da utilização do veículo.

No caso do seguro de danos próprios (popularizado como seguro contra todos os riscos), dá direito a indeminização ao segurado independentemente da sua culpa.

Há seguros com mais ou menos coberturas, o mais importante na hora de tomar uma decisão é o risco e o nível de proteção desejados, contras as possíveis eventualidades.

 

  • Confira a franquia e as exclusões dos seguros

Seguros diferentes têm proteções diferentes e consequentemente preços diferentes – é importante avaliar as necessidades e qual o preço a pagar pela proteção (quantia periódica que paga ao segurador, conhecida como o prémio do seguro).

Deve também prestar atenção ao valor da franquia – este é o valor que, em caso de sinistro fica a cargo do tomador do segurador e também ás exclusões – São todos os cenários em que o seguro não pode ser ativado.

 

  • Compare os seguros existentes no mercado

Esta é uma decisão que provavelmente não tomará de animo leve, em causa está proteção da sua família assim como do investimento que fez no seu carro.

Pesquise e avalie a credibilidade e experiência de cada seguradora, faça perguntas e simulações.

Depois de seguir estas passos certamente que tomará uma decisão mais informada e mais adequada ás suas necessidades.