Notícias

Imposto Único de Circulação saiba como pagar

09
ago


O Imposto Único de Circulação também conhecido como Imposto Único Automóvel, veio substituir um conjunto de outros impostos e taxas, nomeadamente o conhecido “selo” do carro.

A periodicidade de pagamento do IUC é anual, ou seja, deve fazer o pagamento do imposto todos os anos seja de que tipo de viatura se tratar, pesado, mercadorias, passageiros.

 

Imposto Único Automóvel: Quando tenho de pagar?

O Imposto Único Automóvel ao contrário de outros impostos como o antigo “selo” do carro, é pago no mês da matrícula. Isto é, se o seu carro for de julho 2021, todos os anos no mês de julho, o proprietário do veículo, terá de pagar o IUC.

 

Fatores em consideração no cálculo do valor do Imposto Único de Circulação:

  • Quanto maior for a cilindrada do motor e as emissões CO2, maior é o valor a pagar;
  • O valor varia consoante o tipo de combustível: carros a gasóleo pagam ligeiramente mais de imposto, comparando com carros a gasolina. Carros elétricos usufruem de benefícios fiscais neste sentido, tendo isenção do imposto;
  • A data da primeira matrícula: quanto mais recente, maior o valor do IUC.

 

Imposto único de circulação IUC como pagar?

No ano em que matricula o veículo o IUC, o IUC deve ser pago entre o dia de registo e os 90 dias consecutivos. Como referido anteriormente, depois do primeiro ano, para pagar IUC deve fazê-lo anualmente durante o mês da sua matrícula.

Para pagar o imposto único de circulação pode fazê-lo através do portal das finanças, no balcão do banco, através das aplicações homebanking, na aplicação do estado “Situação Fiscal - Pagamentos”, ou ainda através de um posto CTT.

Pagar IUC através da matrícula, é possível fazer apenas num balcão das finanças  ou em alguns espaços do cidadão.

O recibo de pagamento do IUC é a prova da liquidação do imposto, pelo que o mesmo deve acompanhar a restante documentação do veículo.