Notícias

Transferir crédito automóvel para outra pessoa: guia e cuidados a ter

11
ago

Comprou um carro com recurso ao crédito automóvel ainda não esta pago na totalidade e quer vende-lo? É possível com a transferência de crédito para outra pessoa.

Caso não sinta necessidade desse carro é uma boa forma de economizar algum do orçamento familiar. Irá deixar de pagar outros custos associados à viatura, como o IUC, seguro automóvel, assim como a prestação mensal.

 

Como trocar de carro com crédito:

Na maioria das vezes quando falamos na compra de um carro, significa um empréstimo recorrendo assim ao crédito automóvel. Este foi concebido com o objetivo de permitir a compra a crédito de um carro novo ou usado, com a reserva de propriedade a favor da entidade financeira.

Para proceder á troca de carro com o empréstimo a decorrer, tem essencialmente duas opções, liquidando o valor em divida ou a cedência de crédito a outra pessoa.

Oficialmente conhecida como cedência de posição contratual, consiste em transferir o seu crédito para outra pessoa. Trata-se de arranjar uma pessoa que esteja interessada no bem para o qual pediu financiamento e através da negociação entre a outra pessoa a instituição financeira, transferirem o crédito automóvel para outra pessoa.

 

Acompanhe passo a passo:

Passo 1: Em primeiro lugar deverá procurar a instituição na qual efetuou o crédito, para que esta possa avaliar se o próximo titular suportar as condições do crédito e caso seja positivo, avançar com a transferência de titular.

Tenha em conta de que nem todas a instituições financeiras aceitam esta transferência de titular. Se for o seu caso tem a alternativa de poder vender a viatura e com esse valor pode liquidar o seu crédito automóvel.

Para que o processo avance são necessários alguns documentos dependendo do sitio onde fez o seu crédito.

 

Se contratou o crédito num banco:

Neste caso o comprador terá de abrir uma conta também no mesmo banco. Caso já tenha conta aberta nesse caso o processo é mais facilitado pois o banco já conhece o historial de crédito do cliente.

Documentos necessários:

  • Cartão de cidadão;
  • Última declaração de IRS e o último recibo de vencimento (ou os três últimos recibos de vencimento);
  • Comprovativo de morada com menos de 3 meses (por exemplo recibo da água, luz ou telefone).

 

Se contratou o seu crédito noutra instituição financeira

Caso tenha contratado o seu crédito numa instituição especializada em crédito o processo é similar, podendo ser feito através do email. 

Documentos necessários:

  • Declaração onde ambas as partes aceitam a transferência e assinam conforme documento de identificação;
  • Fotocópia do Cartão de Cidadão do novo titular;
  • Comprovativo de morada do novo titular (cópia do recibo da água, luz, gás ou telefone com menos de 3 meses);
  • Última declaração de IRS e um dos 3 últimos recibos de vencimento;
  • Comprovativo do IBAN no novo titular;
  • Autorização para acesso à Central de Risco de Crédito do Banco de Portugal (CRC) por parte do novo titular.

 

Passo 2: Depois deverá acordar os novos termos entre as três partes envolvidas (a pessoa que cede o crédito, a que recebe a instituição financeira). Normalmente as condições serão as mesmas que as do primeiro titular detinha no primeiro contrato.

 

Passo 3: Se todos os intervenientes estiverem de acordo, podem nesta altura legalizar o processo de cedência de posição contratual. 

 

Cuidados a ter na transferência de crédito para outra pessoa

O nosso conselho passa por não cair na tentação de fazer um acordo verbal com a outra parte, depositando esta a prestação na sua conta, faça sempre tudo de forma oficial com o banco ou a instituição financeira na qual recorreu para fazer o crédito. Caso contrário o crédito continua em sem nome, e em caso de incumprimento, terá de assumir o pagamento em falta.

Além da divida dos juros de mora, fica ainda com o registo no seu Mapa de responsabilidades do Banco de Portugal o que lhe impossibilita recorrer a outro crédito no futuro.

Deverá também cancelar o seguro do carro e a via verde caso tenha ativo.