Notícias

Compras Made in Portugal ? Saiba como contribuir para a economia

15
mai

 

A ideia de comprarmos produtos portugueses não é nova, no entanto com a crise provocada pela pandemia do Covd-19, faz ainda mais sentido reforçar esta ideia.

Veja como pode dar o seu contributo para ajudar a economia a recuperar.

 

Ninguém sabe ao certo qual será o impacto desta crise, no entanto todos sabemos que país parou durante o estado de emergência e com ele a economia.
Ajudar a economia também está nas mãos de todos nós, empresas associações e o próprio Governo apelaram várias vezes ao incentivo do consumo de produtos Portugueses.

 


Porque devo consumir produtos Portugueses ?

Ao comprar produtos de origem portuguesa, está a aumentar a receita das empresas portuguesas, ajuda-las a recuperar desta crise, ou até mesmo criar postos de trabalho.

Outra vantagem será a pegada ecológica menor, uma vez que esses produtos não terão que ser transportados de barco ou avião.

 

 

Como distinguir os produtos portugueses dos restantes?

O ministério da Economia implementou um programa em que esses mesmos produtos estão identificados, com o selo “Portugal sou eu”. Que pretende incentivar e promover o crescimento económico Português.

 



Conheça algumas das Iniciativas que promovem produtos Portugueses

Portugal sou eu, um projeto criado pelo ministério da economia, e que propõe aos produtores, que registem a sua marca e obtenham este selo de qualidade.
Pode ler-se ainda no site, “jude a reerguer as empresas que este vírus afetou. Escolha Portugal” é o mote que apela a todos para “comprar produtos nacionais”
Pode fazer parte deste projeto seja consumidor ou produtor.

 

Alimente quem o Alimenta, é uma plataforma criada pelo ministério da agricultura, onde produtores nacionais podem inserir os seus produtos, para venda e entrega aos consumidores. Desta forma pode encontrar produtores perto da sua residência, promovendo o comércio local e nacional.

 

Escolhe Portugal, é uma plataforma onde produtores têm uma montra para divulgar os seus produtos aos consumidores. Onde podem pesquisar por zona de residência, e assim apoiar também a economia local. Os pequenos produtores poderão inscrever-se através do formulário disponibilizado no site.

 

#EuApoioaProduçãoNacional, é uma iniciativa com o objetivo de promover num só sítio lojas online de produtores nacionais, uma vez que “com as limitações impostas pelo Estado de Emergência, muitos dos produtores nacionais viram os seus principais canais de escoamento encerrados, lidando agora com o desafio de chegar novamente aos consumidores”. Mantendo assim a cadeia de distribuição ativa. Cada produtor compromete-se a disponibilizar um produto solidário, em que 10% da venda reverte para os hospitais públicos.

 

A Vida Portuguesa, é uma marca que existe desde, com “a vontade de inventariar as marcas sobreviventes ao tempo, a intenção de revalorizar a qualidade da produção portuguesa manufaturada e o desejo de revelar Portugal de forma surpreendente”.

No site podemos encontrar marcas mais antigas, que sobreviveram ao tempo, como por exemplo, Café A Brasileira, Chocolates Regina, Dr. Bayard, Pasta Dentífrica Couto, Ténis Sanjo, entre outros.

 

Na Minha Comunidade, é um site que reúne informação sobre o comércio local que faz entregas ao domicílio. Ideal para o contexto em que nos encontramos. No entanto, não especifica que os produtos tenham de ser exclusivamente portugueses, portanto, se a sua intenção for comprar o que é produzido em território nacional, aqui pode nem sempre ser o caso.