Notícias

Ministro alemão prevê crescimento em toda a União Europeia em 2021

22
jul

 

A Alemanha prevê um regresso ao crescimento em todos os países da União Europeia (UE) até 2021 graças ao plano de relançamento económico aprovado em Bruxelas, afirmou o ministro da economia alemão, Peter Altmaier.

 

“Veremos a partir do fim de outubro sinais claros de uma tendência em alta” e “será semelhante em vários países europeus”, considerou, embora tenha admitido que “muitos outros países terão nessa altura o ponto culminante dos problemas”.

 

Mas, “a partir de 2021, todos os membros da União Europeia estarão de novo a crescer”, disse o ministro, considerando que o plano adotado em cimeira pelos chefes de Estado e de Governo da UE é “uma boa notícia para milhões de europeus”.

 

Este programa prevê um fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros para apoiar as economias europeias, atingidas pela crise causada pela pandemia de covid-19 e prevê pela primeira vez dívida conjunta.

 

Aprovado após quatro dias de intensas negociações, o plano inclui 360 mil milhões de euros em empréstimos e 390 mil milhões em subvenções (transferências a fundo perdido) para os Estados-membros.

 

O Banco Central Europeu (BCE) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro recue 8,7% este ano, tendo depois um crescimento de 5,2% em 2021 e de 3,3% em 2022.