Notícias

Quero vender o meu carro – Cuidados a ter

20
mai


É uma tarefa relativamente simples que pode faze-la sozinho. Depois de anunciar o seu carro, nas plataformas que se destinam a isso mesmo, encontra um comprador e acertas os pormenores como preço, pagamento e local de entrega.

 

Porém depois de receber o dinheiro, entregar a viatura, existem algumas burocracias a tratar. Pois pode continuar a ser o proprietário legal, o que pode resultar em alguns inconvenientes, como pagar multas indevidas. Para cortar todos os laços legais com a sua viatura veja os seguintes passos:



Obter o dinheiro através de transferência bancária ou em numerário

Ao escolher transferência bancária ou dinheiro, evita cheques que possam não ter cobertura.

 

Confirme primeiro o pagamento antes de entregar a viatura

Pode parecer básico, mas tenha atenção e não veja apenas o comprovativo de pagamento, confirme o pagamento na sua conta. Pode pedir um sinal antes da entrega, e o restante no ato da entrega.

 

Preencha a declaração de venda automóvel

Esta declaração muitas vezes é denominada de declaração de venda automóvel ou de documento de venda automóvel, no entanto o seu nome oficial é “Requerimento de Registo Automóvel”.

É o único documento reconhecido pelas autoridades que irá salvaguardar tanto o comprador como o vendedor. Indicando os intervenientes envolvidos no registo de viatura.

Pode ser solicitada online através do Instituto do Registo e do Notariado (IRN).

 

Alteração do registo de propriedade

O documento indica quem é o proprietário de veículo, portanto após a venda é documento que tem de ser igualmente tratado com a maior brevidade.

Idealmente será tratar do documento diretamente com o comprador, ou poderá tratar presencialmente diretamente no IRN.

Caso este documento não fique devidamente tratado após a venda, pode resultar no recebimento de multas ou impostos indevidos.

 

Documento Único Automóvel (DUA)

Este documento deverá ser entregue ao comprador, juntamente com a declaração de venda. E deve estar carimbado pelo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT).

Para tratar do Dua deve dirigir-se a um balcão do IMTT de preferência com o novo proprietário.

 

Pagamento de impostos - IUC

Antes da venda da viatura deve confirmar se tem algum pagamento associado a viatura em atraso, para evitar problemas. Sendo igualmente importante tanto para o vendedor como o comprador, confirmado que fica livre de todos os encargos relativos á viatura.

Caso seja um carro elétrico estará isento do IUC. A viatura está associada ao Número de identificação Fiscal do proprietário, ou seja, se tratou previamente da declaração de venda estará livre deste problema.

 

Cancelar o Seguro

Outro ponto importante será cancelar a apólice do seguro, ou trocar de nome com o novo proprietário. Desta forma, irá quebrar mais um fator legal que o une ao seu veículo. Para isso entre em contacto com a sua seguradora após a venda do seu carro.

 

Cancelar a Via Verde

Por último a via verde, caso esteja associada não se esqueça de retirar esse vínculo. Caso contrário o novo proprietário poderá usa-la em portagens, estacionamento e por aí fora, sendo descontado na sua conta.

Estes são alguns dos cuidados a ter para a venda do seu veículo, que não deve por de parte.