Notícias

TAN e TAEG: Quais as diferenças?

02
mar


TAN e TAEG, são dois indicadores importantes para poder comparar, qual o crédito, (automóvel, pessoal ou de habitação), se ajusta mais às suas necessidades. No entanto para estar comparação surtir efeito, é necessário que obedeçam aos mesmos critérios, montante e número de prestações.

Procura um crédito? Possivelmente irá depara-se com termos técnicos que talvez não esteja tão familiarizado. Iremos explicar-lhe quais as taxas e para que servem, porque apesar das siglas serem semelhantes têm significados bem diferentes.

 

TAN: Taxa de juro Anual Nominal

A TAN é a taxa que serve para calcular os juros de um empréstimo. Isto é reflete o preço que cada instituição financeira cobra pelo financiamento, de acordo com o tempo de empréstimo e o montante acordados. É anual, como indica o nome, no entanto é cobrada mensalmente.

Como calcular ? Para saber qual o valor a pagar por esta taxa tem de dividir o valor da taxa anual, pelo número de prestações acordados.

Esta taxa aplica-se apenas ao montante de crédito cedido pela instituição bancária. No entanto não deve apenas guiar-se pela TAN mais baixa, não significa que esta seja a que apresente a prestação mais baixa.

 

TAEG: Taxa Anual de Encargos Efetiva Global

Este indicador apresenta o custo total dos empréstimos, incluindo juros, comissões bancárias, despesas processuais, seguros e outros, podem vir incluídos na TAEG.

Este é um indicador bastante importante, que deve ter em conta quando planeia fazer um crédito automóvel ou não, é uma taxa aplicável as todas as categorias de crédito.